Café pode cortar o efeito de determinados medicamentos, segundo estudos
O excesso de cafeína no corpo é ignorado pela a maioria das pessoas que raramente consideram os efeitos colaterais da bebida como:
- inquietação
- dificuldade em adormecer à noite.
Imagine que o café também pode ter outras consequências em pessoas que tomam determinados medicamentos.
Estudos mostram que mais de uma dezena de medicamentos, desde antidepressivos até drogas para tireoide e osteoporose, podem ser afetadas pelo consumo de café.
Um número destes medicamentos, incluindo alguns antidepressivos, antibióticos e anticoncepcionais, bloqueia uma enzima conhecida como CYP1A2, que ajuda a metabolizar a cafeína. Como resultado, a cafeína pode persistir no organismo por várias horas mais que o normal.
Fonte: NewYorkTimes
Mascar chiclete pode ficar com flatulência?
Não, isso é um mito.
Mascando o chiclete você acaba engolido uma quantidade maior de ar e junto com adoçantes artificiais e mais outras químicas acaba então gerando mais gases.
Para evitar flatulência em demasia segue algumas dicas:
- Faça pequenas refeições durante o dia;
- Mastigue corretamento e devagar;
- Evite de comer quando se está nervoso;
- Não fume;
- Evite: repolho, brócolis, feijão, batata, cerveja, entre outros, e alimentos gorduroso, pois estes alimentos causam gases;
Fonte: LiveScience
Produtos que deixam a casa mais suja que a rua
- Velas
Velas, sejam de qualquer tipo, podem infestar sua casa de gases, pois durante a combustão se soltam partículas de fuligem de carbono e que podem agravar quem já tem problemas respiratórios. A parafina é um subproduto do petróleo, carvão ou xisto esbranquiçado em lixívia industrial, coisa que o infunde com dioxinas. Enquanto a indústria da vela insiste em que o produto final não é nocivo, estudos têm mostrado que a queima de velas de parafina pode liberar grandes quantidades de benzeno e tolueno, ambos agentes cancerígenos conhecidos. Se você não pode viver sem velas, procure utilizar as que são as feitas de cera de abelha ou óleos vegetais, com corantes e perfumes naturais.
- Tapetes
O cheiro de tapete novo vem da gasificação de perigosos compostos orgânicos voláteis (COVs), incluindo tolueno, bromo, benzeno, formaldeído, etilbenzeno, estireno e acetona.O benzeno é um carcinógeno humano conhecido e o formaldeído é provavelmente carcinógeno também. Já os tapetes velhos, não ficam pra trás no quesito perigo, mesmo não soltando esses gases perigosos, mas há ácaros e seus excrementos começam a habitá-los ao longo do tempo. Isso pode causar reações alérgicas graves em muitas pessoas. Poeira doméstica também pode ter níveis elevados de chumbo.
- Fogão
Fogões a gás emitem mais dióxido de nitrogênio, um gás altamente reativo criado quando o combustível é queimado a altas temperaturas. A exposição frequente a concentrações mais elevadas do que as normalmente encontradas no ambiente pode causar doenças respiratórias agudas em crianças. A solução para minimizar a exposição ao dióxido de nitrogênio é simples, invista em um exaustor de alta qualidade. Se ventilação artificial não for possível, tente cozinhar com janelas próximas abertas.
- Produtos de limpeza
A limpeza de sua casa é importante para a qualidade do ar já que remove poeira, mofo e outras partículas, mas incluem substâncias químicas nocivas. Até mesmo produtos de limpeza rotulados como “orgânicos” podem conter ingredientes que causam problemas de saúde, já os produtos de limpeza convencionais são ainda piores, pois podem conter solventes baseados em álcool, cloro, amônia ou petróleo, todos com potenciais efeitos negativos, incluindo irritação dos olhos ou garganta e dores de cabeça.
- Tinta
Pinturas velhas podem danificar os pulmões e até o cérebro se contiverem chumbo, que foi proibido no final de 1970. Tintas mais recentes também criam alguns riscos para a saúde, já que muitas contêm COVs e podem exalar gases durante semanas ou meses depois de um local ser pintado. Ao comprar tinta, procure marcas com níveis mais baixos de COVs.
- Ambientadores ou odorizadores
É melhor mau cheiro a poluição: enquanto encobrem odores ruins, ambientadores podem emitir poluentes tóxicos que levam a riscos de saúde. Muitos contêm quantidades significativas de éteres de glicol à base de etileno, conhecidos por criar efeitos neurológicos e sanguíneos, incluindo fadiga, náuseas, tremores e anemia. Estes éteres são classificados como poluentes atmosféricos perigosos.
- Purificadores de ar
Purificadores de ar não só removem toxinas, como as liberam também, na forma de grandes quantidades de ozônio na atmosfera. Ele também pode ser prejudicial para crianças e até formar cicatrizes nos seus pulmões durante o desenvolvimento precoce.
Fonte: Alternet