O Aeroporto de Petrolina (PNZ), administrado pela CCR Aeroportos, está recebendo o maior projeto de música clássica já realizado no Brasil, o CCR Mobility Music, iniciativa do Instituto CCR. No munícipio, o projeto começou no início de setembro e seguirá com apresentações sempre às segundas, quintas e sextas até o dia 4 de outubro. Os shows acontecem no saguão do aeroporto das 09h às 11h.
“Nesse momento, trazer apresentações como essas para o Aeroporto de Petrolina tem um gostinho especial, pois as obras de ampliação do terminal foram entregues no início deste mês e esta é uma forma de comemorarmos a conclusão da reforma e valorizarmos a cultura da região. Acreditamos que a música e a cultura têm o poder de transformar a atmosfera do nosso aeroporto e durante as idas e vindas dos passageiros, muitos param para contemplar a orquestra. Portanto, temos como objetivo proporcionar uma experiência agradável e enriquecedora a todos os viajantes, fazendo com que se sintam verdadeiramente bem-vindos”, pontua Jamerson Vasconcelos, gerente do aeroporto.
O projeto está alinhado aos objetivos da CCR Aeroportos, que recentemente concluiu a reforma completa do Terminal de Passageiros e implementou diversas melhorias, com um investimento de R$ 56 milhões, visando proporcionar mais segurança operacional e oferecer um ambiente mais confortável para os passageiros.
Em Petrolina, o DUO Instrumental Brasil e Quinteto Instrumental Brasil já se apresentaram. Além dos dois grupos, estão na programação concertos do Duo Brasil Piano e Trombone e do Quinteto de Metais e Percussão Instrumental Brasil. Todos os artistas farão várias apresentações até o fim do projeto na cidade.
Mobility Music
Com duração de cinco meses, o projeto tem como foco levar ao público, de forma gratuita e acessível, apresentações de artistas locais. A turnê de apresentações começou em Salvador, área de atuação da CCR Metrô Bahia, em 6 de agosto, e seguiu para as demais operações da CCR Aeroportos e CCR Mobilidade nos estados de Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Maranhão, Piauí, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Tocantins até dezembro. Estão previstos concertos nas estações de trens e metrôs das Linhas 4 – Amarela, 5 – Lilás, 8 – Diamante e 9 – Esmeralda, em São Paulo, no VLT Carioca e nas Barcas, no Rio de Janeiro, e no Metrô Bahia, além dos terminais aeroportuários operados pelo Grupo CCR.
“Em um ano em que celebramos 10 anos do Instituto CCR, lançamos um projeto especial que reforça o nosso compromisso de promover a mobilidade social por meio da cultura. Nossas estações e aeroportos, que recebem milhões de pessoas diariamente, estão se transformando em palcos para democratizar o acesso à música clássica”, destaca a diretora-executiva do Instituto CCR, Renata Ruggiero.
O projeto é produzido pela LMX Produções, com direção artística do maestro Rodrigo Vitta e direção geral de Lion Andreassa. Todas as atividades serão adaptadas para atender às necessidades de pessoas com deficiências motoras, auditivas e visuais. Para mais detalhes sobre a programação do projeto, consulte o final do release.
“O CCR Mobility Music é o maior programa de música de câmara no Brasil que veio para disseminar a música clássica de qualidade sem quaisquer fronteiras ou diferenças. Nossa ideia é mostrar que, assim como aconteceu no passado, na época dos grandes compositores, todas as pessoas podem ter acesso a esse estilo musical tocado por grandes grupos e, claro, poder se divertir bastante. Afinal, música é linguagem universal”, ressalta o Maestro Rodrigo Vitta.
SERVIÇO
- CCR Mobility Music
- Endereço: Aeroporto de Petrolina
- Quando: 09, 12, 13, 16, 19, 20, 23, 26, 27, 30 de setembro e 03, 04 de outubro.
- Horário: 09h às 11h