Simão garante clínica e projetos de assistência para crianças com TEA e mães atípicas em Petrolina

Em uma reunião com representantes da Associação de Amigos de Autistas do Vale do São Francisco – AAMAVASF, nesta segunda-feira (16), o prefeito de Petrolina e candidato à reeleição pelo União Brasil, Simão Durando, garantiu o fortalecimento da assistência para crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante o encontro, as mães entregaram ao candidato uma carta com demandas da classe. Entre os compromissos, Simão assegurou a abertura ainda este ano da Casa Azul para oferecer diversos serviços médicos e sociais para as famílias e pessoas com TEA.

O candidato do União Brasil destacou que muito do que foi reivindicado pela associação já está no plano de trabalho. Simão explicou sobre o projeto da Clínica Escola para crianças com TEA, que está sendo implantada no município. O prefeito lembrou que esse é um serviço pioneiro que ofertará atendimento com uma equipe multidisciplinar das áreas de saúde, social e educação. A clínica funcionará na Avenida da Integração.

A ‘Casa Azul’, como foi carinhosamente denominada, ofertará atendimento com diversos profissionais, entre eles, fonoaudióloga, psicóloga, psiquiatra e fisioterapeuta. O ambiente, além de acolher as crianças, atenderá mães e pais atípicos, tanto com acompanhamento psicológico, como também na formação social através de capacitações.

O local ainda vai formar e preparar crianças e adolescentes com TEA para o ambiente escolar. O espaço contará também com serviços de educação física, piscina, educação alimentar e oficinas. Nos projetos apresentados pelo candidato ainda está a criação de linha de crédito para atender essas famílias e impulsionar o empreendedorismo.

Simão, desde o início de seu governo, tem realizado projetos de apoio e acolhimento de crianças com TEA e famílias atípicas. A Casa Azul será um salto para tornar o município referência nesse trabalho e dar mais acolhimento ao público. “Esse é um encontro muito importante, marca a continuidade de um trabalho em conjunto, ouvindo as mães e as famílias. Além de diversos avanços nos últimos anos, a Casa Azul vem reforçar esse trabalho e será um espaço para que as crianças tenham um atendimento especializado inovador e focado no desenvolvimento educacional, mas sem descuidar do tratamento em saúde. Tudo está sendo pensado para o atendimento com excelência. E tem muito mais vindo por aí. É assim que quero seguir, ouvindo e atendendo o nosso povo”, destacou.