Nesta quinta-feira (26), o candidato a prefeito de Petrolina da Coligação PT foi o quarto entrevistado da série de entrevistas realizada pela TV Grande Rio. Na oportunidade, Odacy destacou projetos incluídos no seu programa de governo que serão viabilizados com recursos federais e também com recursos do município, a partir de uma reorganização financeira da prefeitura.
Saúde
Odacy Amorim detalhou a proposta da criação de uma maternidade municipal, onde hoje funciona a Secretaria de Saúde. O prédio será interligado com o Hospital Dom Malan, que atende as parturientes de alta complexidade através de um elevador externo e uma passarela. “Então, nós vamos fazer a maternidade de baixo risco e vai estar ali colado com o Hospital Dom Malan. Vai ser uma coisa muito forte para Petrolina, se Deus quiser.”
Odacy ainda vai implantar um hospital de pronto atendimento nas áreas irrigadas, para atender as mais de 100 mil pessoas que moram ou trabalham nessa área. Além do Hospital de Rajada, Distrito localizado na área de sequeiro, e a extensão do horário de alguns postos de saúde para até as 22h.
Educação
No setor educacional, o prefeito que fez a primeira escola municipal de tempo integral de Petrolina, se comprometeu a acabar com o déficit de vagas na educação infantil. Em dois anos de governo, fiz 104 salas de aula em Petrolina, a maior parte delas nas áreas irrigadas. Imagina você que há 16 anos, Petrolina tinha um orçamento de R$ 237 milhões para a educação e 25% eram para educação. Hoje, tem um orçamento de 1,8 bilhão no município”, destacou Odacy, reforçando que esse projeto de zerar o déficit na educação contará recursos do Governo Federal, mas também com recurso próprio de Petrolina.
Infraestrutura e abastecimento
Outro tema importante que entrou na sabatina da TV Grande Rio foi saneamento básico. Odacy lembrou que foi o único prefeito que teve capacidade de dialogar com a Compesa e que, por isso, conseguiu grandes feitos como uma nova captação e o reservatório do José e Maria, além de ter acabado com a água salobra vinda do Riacho Vitória.
Odacy garantiu ainda que vai atuar fortemente para garantir abastecimento em Petrolina. “Vou trabalhar fortemente para que a gente possa buscar essa nova adutora que é de 600 milímetros, saindo aqui do rio São Francisco, indo em direção às áreas de sequeiro. Vou trabalhar fortemente, vou usar minha influência de prefeito, a influência política de ser do partido do presidente lula pra gente fazer essa adutora”, assegurou Odacy, pontuando que essa obra, que será na ordem de 350 milhões, acabará com o problema de abastecimento da zona rural de Petrolina, além dos municípios de Afrânio, Dormentes e Santa Filomena, todos abastecimento atualmente pela Adutora do Maria Tereza.
Segurança
Na segurança pública, ele lembrou que foi o prefeito que garantiu o armamento dos guardas municipais e garantiu que vai ampliar a atuação da Guarda na área rural e nos bairros. “Eu pretendo expandir a atuação da guarda municipal. Cidade, áreas ribeirinhas, irrigadas e sequeiro. Eu falo isso porque no plano de segurança, nós vamos inclusive instalar um Conselho Municipal para discutir isso, chamar a sociedade, chamar os personagens de segurança do Governo do Estado, até do Governo Federal e pedir apoio, e trazer a guarda”.
Mobilidade Urbana
Na entrevista, Odacy Amorim destacou o projeto que propõe a distribuição de bicicletas, através de parceria com o Governo Federal. “Essas bicicletas vão estar direcionadas para essas pessoas de baixa renda para incentivar a questão da prática [esportiva]”, citou o candidato detalhando que isso também faz parte de uma estratégia para a questão ambiental.
Esportes
Odacy Amorim lembrou que em sua gestão, os salários dos jogadores do Petrolina eram pagos pelos cofres públicos e que quitou a compra do Estádio Paulo de Souza Coelho, quando prefeito. Agora, a partir de 2025, Odacy vai entregar ao povo de Petrolina mais dois novos estádios, na área irrigada e de sequeiro.
“Agora a gente tem que implantar dois estádios. Um na área irrigada e outro na área de sequeiro, que deverá ser em Rajada. Área irrigada nós vamos discutir, onde na área ribeirinha nós vamos discutir se comporta isso. Eu quero incentivar o esporte. Esses estádios têm que nascer, não só para futebol, mas tem que ter ali o atletismo e outras modalidades de esporte. Revitalizar o atual e criar aquela polícia da Copa do interior da área de sequeiro, ribeirinha irrigada, da cidade e depois vir para o duelo para a gente fortalecer os times”, finalizou
ASCOM – Odacy Amorim