Pacientes atendidos no setor de Quimioterapia do Hospital dos Servidores do Estado (HSE), que fica no primeiro andar da unidade, no bairro das Graças, receberam, desde o início do mês de setembro, um reforço no tratamento contra o Câncer, a chegada de novos profissionais e a aquisição de medicamentos. O objetivo é implementar o acolhimento às pessoas, disponibilizando com mais agilidade todos os itens necessários ao tratamento.
Na sala reservada aos medicamentos, geladeira e armários abastecidos com remédios necessários aos procedimentos de quimioterapia, imunoterapia e hormonioterapia, além daqueles indicados para minimizar as reações adversas às substâncias. “Antes esses medicamentos eram adquiridos uma parte aqui outra em clínicas conveniadas. Hoje os pacientes conseguem a maior parte no HSE”, explica Danielle Sales, coordenadora da farmácia. E completa: “O paciente chega aqui com a prescrição médica, nós entregamos o remédio e orientamos como deve ser tomado”. Salientando que outros medicamentos estão para chegar.
O setor de Quimioterapia atende mensalmente um total de 1.500 pessoas para uso de medicações orais e injetáveis. Esses pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar formada por 52 profissionais, entre médicos especialistas na área de oncologia, como, hematologistas, onco-ortopedista, este último recentemente contratado, além de nutricionista, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, farmacêutico, técnicos de enfermagem, chegaram mais três, e enfermeiras. Uma das enfermeiras trabalha no setor de acolhimento, responsável por entrar em contato com os pacientes e acompanhar os tratamentos.
O reforço no acolhimento também trouxe mais poltronas para acomodar bem todos os que chegam para serem medicados. Agora são 19 e não mais 13 como era antes. Evaneide Ximenes, 80, acompanhada pela filha, Carla Ximenes e sentada na poltrona, tomava seu segundo ciclo da quimioterapia que faz uma vez por semana. “Estou sendo bem atendida e realizando o tratamento direitinho”, destaca a paciente.
Na sala ao lado, Antônio Antonino acompanha a esposa e destaca o trabalho realizado pelos profissionais. “O atendimento que temos aqui é de excelência. Minha esposa faz a quimioterapia, passou pela médica, excelente profissional. Estamos satisfeitos”, conclui.
A preparação da quimioterápica para os pacientes é realizada numa sala reservada, onde um farmacêutico faz a diluição correta das substâncias e na dose certa, prescrita pelo médico. Esse processo é feito por Breno Xavier, que com roupas e máscaras específicas, realiza o trabalho considerado por ele muito gratificante. “É muito bom saber que cada dose manipulada por mim para o paciente vai em busca da cura”, revela o farmacêutico. O setor de Quimioterapia do HSE, bem como a farmácia para recebimento dos remédios funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.