Histórias que inspiram: Acolhidos do Abrigo Municipal restauram laços familiares em Petrolina

Funcionando desde junho de 2022, o Abrigo Municipal de Petrolina tem sido um equipamento que transforma vidas. A iniciativa, coordenada pela Prefeitura Municipal, tem como objetivo garantir que a população em situação de rua receba o suporte necessário para desenvolver autonomia e sair da condição de vulnerabilidade em que se encontra.
O local dispõe de uma equipe multidisciplinar e fornece cinco refeições diárias, dormitório, itens de higiene pessoal, além orientação para obter os documentos pessoais, inscrição no Cadastro Único e, caso necessário, aos serviços de saúde ofertados através do Sistema Único de Saúde (SUS). Também são disponibilizados cursos e capacitações para prepará-los para retornarem ao mercado de trabalho, além da reinserção familiar e comunitária.
Dos 389 acolhidos no Abrigo Municipal desde a sua inauguração, 92 pessoas retornaram ao convívio familiar, 47 foram encaminhados ao mercado formal de trabalho e 180 pessoas foram recambiadas, ou seja, voltaram às cidades de origem ou para onde possuem algum tipo de vínculo familiar, esse recâmbio só é possível através da articulação com as redes socioassistenciais de seus municípios.
Neste mês de outubro, três vidas foram transformadas: Gustavo Santos da Silva, de 37 anos, natural de Coruripe, Alagoas, e Edna Maria Nogueira, 58 anos, natural de Terra Nova que, conseguiram retornar ao convívio familiar após passarem pelo Abrigo Municipal. Luís Carlos Almeida Pereira, 44 anos, natural de Boa Vista do Tupim, na Bahia, é só felicidade após conquistar a autonomia financeira através de um emprego formal, que conquistou em Petrolina, conseguiu alugar uma casa, deixando definitivamente às ruas.
A população também pode ser instrumento de transformação. Caso encontre alguém em situação de rua que precise de alojamento, basta entrar em contato pelo telefone: ‎(87) 3983-6467.
Texto: Irislane Pacheco – Assessora de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Fotos: Prefeitura de Petrolina