Candidato à presidência da OAB-PE, Almir Reis, anunciou que, caso for eleito pretende reduzir seccional de Petrolina

Em uma entrevista no podcast “Bastidores da Política e da Justiça”, veículado nas redes sociais nesta segunda-feira (28), o candidato Almir Reis anunciou que, caso seja eleito, pretende reduzir a área de atuação da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco – OAB-PE em alguns municípios do Estado. Petrolina, no Sertão do Estado, será uma das cidades que perderá status.

Para sustentar o argumento, Almir Reis afirma que vai criar novas subseccionais. A subseccional de Petrolina é reconhecidamente forte e atuante, justamente pela união das advogadas e advogados do Sertão. Especificamente nesse caso, Almir ainda não disse onde será criada outra subseccional.

A proposta apresentada pelo candidato em questão enfraquece a luta e representa um retrocesso para a advocacia do Sertão, que levou décadas para chegar a esse patamar.
Especificamente em relação a Petrolina, esse argumento não se sustenta. A OAB-PE mantém conselheiros locais e representantes em cada cidade da jurisdição; além de implantar a Comissão das Cidades da Jurisdição, a qual conta com pelo menos um representante em Afrânio, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó, visando a continua vigilância quanto às necessidades de cada uma dessas Comarcas.

O ex-presidente da OAB – PE, Ronnie Duarte lembra que a votação de Caruaru e Petrolina garantiram a vitória da chapa situacionista nas últimas eleições. “Eu não posso acreditar que isso seja uma represália contra a advocacia interiorana porque seria algo rasteiríssimo. Mas o fato é que Caruaru e Petrolina, conjugadas, deram à situação os votos necessários à vitória sobre o candidato derrotado.”