Terminou nesta sexta-feira (01) em Montevidéu, no Uruguai, o 6º Fórum Educacional da Associação Nacional das Autarquias Municipais de Ensino Superior (ANIMES). A “Missão América do Sul” durou cinco dias com programação de visitas técnicas à Universidade da República (UDELAR), a Universidad Ort Uruguay, a Agência Nacional de Investigação e Inovação (ANII) e o Laboratório Tecnológico do Uruguai (LATU), além de outras visitas não programadas, que foram muito importantes para o evento, como as da Faculdade de Odontologia e da Faculdade de Educação Física.
O presidente da Associação Nacional das Autarquias Municipais de Ensino Superior (ANIMES), Antônio Habib, conduziu a missão que reuniu representantes de catorze instituições de ensino superior do Brasil. Ao todo, participaram 28 pessoas, incluindo reitores, diretores, presidentes e assessores de instituições de ensino superior municipais dos estados de Pernambuco, Goiás, São Paulo, Tocantins e Rio de Janeiro.“Nós fomos exitosos nessa Missão América do Sul em toda a programação aqui no Uruguai. O evento trouxe experiências importantes, em conhecer a realidade das instituições de ensino superior aqui em Montevidéu, com grande possibilidade de parcerias para intercâmbios dos nossos alunos, professores e técnicos para graduação, mestrado e doutorado nos dois países, ”ressaltou Habib.
Para finalizar a missão, na pauta do evento, nesta sexta-feira, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (ANIMES). Entre os principais pontos abordados na pauta foram discutidos a prorrogação do mandato da atual diretoria da associação, que terminaria em fevereiro. Foi deliberado que a USCS – Universidade de São Caetano do Sul sediará o 8º fórum educacional que acontecerá no mês de Abril de 2025; em destaque, a aprovação de cursos de medicina em Pernambuco e a importância de estabelecer uma parceria com a CAPES no Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI), visando oferecer às instituições, turmas temporárias de mestrado (Minter) ou doutorado (Dinter) nas modalidades acadêmica e profissional.
“Toda a missão recebeu apoios importantes como o do reitor da Universidade Rio Verde (UniRV), de Goiás, Alberto Barella e sua equipe, com destaque para o professor Claudecir Gonçales, que articulou as visitas às instituições uruguaias. Meu agradecimento a todas as instituições participantes e a Associação das Instituições de Ensino Superior de Pernambuco (ASSIESPE) e a todos que desempenharam um papel fundamental na missão América do Sul, ”finalizou Antonio Habib”.
Assessoria de Comunicação da Animes