Extintores são obrigatórios em todos os veículos desde o dia 1º de janeiro.
Modelos do tipo ‘ABC’ têm prazo de validade de cinco anos.
s automóveis fabricados antes de 2005 devem trafegar com o modelo novo de extintores de incêndio, conhecido como ‘ABC’, segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida entrou em vigor na quinta-feira (1º) e fez com que o estoque do equipamento esgotasse nas lojas de Petrolina, no Sertão pernambucano. Os veículos produzidos de 2005 em diante já saem de fábrica com o extintor exigido pelo Contran.
De acordo com a lojista, Camila Amorim, os equipamentos estão esgotados desde o dia 30 de dezembro. “Devem chegar novos extintores até 30 de janeiro, depois disso não temos previsão para os próximos pedidos. Os fabricantes estão pedindo um prazo de 30 a 60 dias para a entrega”, contou.
Os extintores do tipo ABC possuem uma substância para combater um possível incêndio em materiais como espuma, plástico e borracha. Ele que não está presente em modelos antigos, conhecidos como ‘BC’. Outra diferença é que os novos modelos são descartáveis, mas têm um prazo de validade superior, cinco anos, enquanto os do tipo ‘BC’ possuem apenas um.
Os condutores devem ficar atentos ao estado de conservação dos aparelhos e aos equipamentos com data de validade expirada. Se o extintor de incêndio já foi usado também deve ser trocado. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), irregularidades nos extintores são consideradas infrações graves, as multas nesses casos são no valor de R$ 127,69, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).