Celebrado em 5 de fevereiro, o Dia Nacional da Mamografia, é uma data significativa para reforçar a importância do autocuidado e da conscientização sobre a diagnóstico precoce de doenças mamarias. O exame fundamental para detecção do como o câncer de mama, por exemplo, que é uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil e no mundo. Em Petrolina, no ano de 2024, foram realizadas 3.725 mamografias. O serviço é ofertado gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde e tem como finalidade promover a saúde feminina.
A mamografia é o meio mais eficaz para a prevenção do câncer de mama, para isso é necessário seguir dois tipos de abordagem: a mamografia de rastreamento, indicada para mulheres entre 50 e 69 anos que não tenham sinais ou sintomas da doença, e deve ser feito a cada dois anos para garantir a detecção precoce; a mamografia diagnóstica, usada para investigar lesões suspeitas em qualquer idade, e é indicada para homens que apresentem sinais ou sintomas de problemas nas mamas.
Para realizar o exame pelo SUS, as mulheres devem procurar a Unidade Básica de Saúde de sua referência. Após uma avaliação inicial, caso seja necessário, elas serão encaminhadas para a realização da mamografia. O exame pode ser agendado diretamente na unidade de saúde.
A Secretaria de Saúde reforça que é essencial que todas as mulheres estejam cientes sobre a importância da mamografia, para detectar de forma precoce o câncer de mama e ajudar a salvar vidas. *Manter a regularidade na realização dos exames ajuda a tratar de maneira preventiva as doenças que sejam diagnosticadas.
___
Texto: Débora Sousa