Policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) participaram, nesta segunda-feira (10/02), no auditório da Escola de Governo da Administração Pública (Egape), na Boa Vista, da formação realizada pela Secretaria da Mulher (SecMulher) em parceria com a SEAP e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDHPV).
A abertura foi realizada pelo gerente-geral de Ressocialização/SEAP, Augusto Sales, seguida das explanações da diretora de Políticas Públicas para as Mulheres, Paloma Almeida, e da gerente de Formação em Gênero, Ianne Galvão, ambas da SecMulher, onde abordaram a humanização no atendimento no enfrentamento à violência contra a mulher. A gerente de Saúde Prisional/SEAP, Êlizandra Regina, participou da abertura. Nesta primeira formação participaram policiais penais que atuam na supervisão dos setores de psicossocial, saúde e educação das unidades prisionais.
À tarde, representantes da SJDHPV falaram sobre a intolerância religiosa e o racismo institucional, por meio da Gerência de Equidade Social. Augusto Sales explica qual o propósito do encontro. “O objetivo é formar as equipes do sistema prisional para atenderem, de forma humanizada, tanto as mulheres quanto os homens em privação de liberdade levando conhecimentos que respeitem os direitos de todas as pessoas”. Sales informou que a SecMulher já atua nas três unidades prisionais femininas e iniciará um trabalho de prevenção nas escolas que funcionam dentro dos presídios.
“É uma formação que visa impactar o cotidiano dessas e desses profissionais através de um olhar mais atento, de uma escuta ativa e de um atendimento humanizado. Então, a ideia é que, através da informação, nós possamos promover a formação continuada de profissionais que realizam o atendimento ao público, que são da área de segurança pública, que estão, no seu cotidiano, lidando com violações de direitos”, afirmou a diretora Paloma Almeida
Fotos: Divulgação/SEAP