A partir da próxima segunda-feira (17) a vacina dTpa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular), estará disponível em todas a unidades de saúde de Petrolina para as gestantes a partir da 27ª até a 36ª semana gestacional. Em Petrolina, 5.758 gestantes devem se imunizar durante o período gestacional estabelecido.
O Ministério da Saúde incluiu a nova vacina no Calendário Nacional de Vacinação com o objetivo de diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos, já que estes são imunizados indiretamente nos primeiros meses de vida.
A coordenadora de Imunização de Petrolina, Jeane Moraes, esclarece que “a vacina pode ser a administrada até 20 dias antes da data provável do parto, mas é importante que as gestantes se vacinem o mais breve possível dentro da indicação do período de gestação, pois pode surgir intercorrências, a exemplo, do parto prematuro”, disse.
Na sexta-feira (14) os enfermeiros das 43 unidades de saúde serão orientados sobre a nova vacina para que o manuseio do novo imunizante seja feito da maneira correta evitando prejuízo à população.
(Fonte) GZT