Nome de Wanderley Alves é visto como grande aposta para 2026

Foto: Nilzete Brito

A política pernambucana já ganhou algumas lideranças que teve início na câmara de vereadores de Petrolina, começando por Ranilson Ramos que foi duas vezes Deputado Estadual, Secretário de Agricultura de Pernambuco e hoje é Conselheiro do Tribunal de Contas.

Outro petrolinense que ganhou destaque na política estadual começando como parlamentar municipal foi Ciro Coelho, este foi eleito duas vezes Deputado Estadual e chegou a ocupar o cargo de Secretário Estadual de Recursos Hídricos.

Petrolina tem o maior colégio eleitoral do Sertão e o terceiro do Estado de Pernambuco, há uma unanimidade quando se fala em representatividade política do município. Petrolina tem atualmente apenas dois Deputados Federais e um Deputado Estadual, por essa razão tudo está sendo feito para que essa representatividade seja elevada numericamente. Por conta dessa insuficiência de representantes na Alepe e Câmara Federal, alguns nomes estão sendo ventilados para entrar na disputa de 2026.

A atual legislatura de Petrolina tem três vereadores que já experimentaram disputa estadual, foram eles: Gabriel Menezes; Maria Helena e Professor Gilmar Santos, nenhum deles obtiveram êxito na caminhada. Os vereadores Ronaldo Silva (PSDB) e Professor Gilmar Santos (PT), já confirmaram interesse de entrarem na disputa por uma vaga na Alepe em 2026. Gilmar deve ficar com a fatia de votos destinada ao PT, enquanto Ronaldo vai ter que negociar sua saída do partido para se filiar ao PSD.

Um vereador que embora não tenha feito nenhuma declaração e vem sendo visto como potencial candidato é Wanderley Alves, esse saiu das urnas em 2024 com a segunda maior votação (4.634 votos). Para quem acompanha o dia a dia da política de Petrolina, essas movimentações de Wanderley não são de um vereador e sim de alguém que quer chegar mais longe. Por essa razão segundo apurou o Blog do Didi Galvão, o nome do vereador Wanderley Alves entra na lista dos pré-candidatos a deputado.

Edição: Blog Didi Galvão